OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

terça-feira, 29 de junho de 2010

Tráfico de drogas é o crime que causa mais prisões no Brasil

Pessoas que se entregam ao vício dos entorpecentes e movimentam milhões de reais no Brasil. O tráfico de drogas antes visto somente nas grandes cidades se alastra a cada dia mais pelas cidades do interior do país. Pessoas envolvidas no mundo das drogas cada vez mais cedo. A Polícia Militar cria Campanhas para mudar este quadro. Mesmo assim os índices ainda são assustadores.
Fato que marcou agosto do ano passado. De acordo com a Polícia Militar um jovem de apenas 18 anos realizou dois assaltos em série, quando iria praticar o terceiro foi preso pela Polícia. O nome dele é Tiago Felz. O rapaz confirmou ao Delegado de Furtos e Roubos da época, Rafael Sporck que antes de cometer os crimes havia consumido 120 reais em pedras de crack.
Mas Tiago demonstrou sentir vergonha do vício. Com o rosto tampado ele tinha um desejo. “Eu quero parar de usar drogas”, afirmou o jovem.
Desejo de muitos que ainda querem ter a oportunidade de viver uma vida saudável. Foi o que presenciamos em fevereiro deste ano. Uma instituição que recupera pessoas viciadas em drogas e em álcool, conhecida como Desafio Jovem El Shadai. Na época, a entidade pedia ajuda para construção de uma nova sede. Em visita ao El Shadai conhecemos histórias de pessoas que só queriam viver longe delas, das drogas...
Mas o que leva os jovens há um mundo tão cruel como as drogas. Momentos de êxtase que valem uma vida. De acordo com capitão Luiz Marinho a cada cinco anos em quatro usuários de craque, um morre. A pena para quem pratica o tráfico de toneladas de drogas é a mesma para quem oferece um cigarro de maconha. “E é importante que isso seja assim”, afirma o capitão.
Como o tráfico domina os crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros? No início deste mês um jovem de 17 anos foi apreendido na divida do Paraguay com 7 quilos e meio de maconha. O menor confessou aos policiais que estava trazendo a droga para Caratinga. O Brasil divide fronteiras com países com alta produção de cocaína. De acordo com o capitão, 80% da droga produzida na Colômbia é consumida no Brasil.
Para melhorar os altos índices de usuários de drogas no Brasil, a PM em parceria com a prefeitura está realizando a Semana Antidrogas. Blitz educativas e palestras são algumas das atividades realizadas durante esta semana.