OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Audiência Pública sobre projeto 'Parques do Vale' é marcada por diversos questionamentos dos vereadores

Casa cheia! Os populares marcaram presença na audiência pública realizada nesta terça-feira (29/06) na reunião do poder legislativo. Mas o que chamou a atenção mesmo foi a presença maciça de representantes da administração municipal.
O objetivo da audiência foi esclarecer as possíveis dúvidas dos vereadores para que o projeto de construção de um pólo industrial, que teve início em 2008, no governo do ex-prefeito Ernani Campos Porto, possa ser viabilizado. Um empreendimento de mais de 620 milhões de reais, de empresas privadas para o Plano Local de Gestão Urbana para a área denominada como 'Parques do Vale', região próxima à Cordeiro de Minas e São Cândido, seja implantado caso os vereadores aprovem a medida.
Os vereadores fizeram vários questionamentos ao Diretor Comercial da Egesa Engenharia, João Olyntho Ferraz e ao Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edson Soares.
João Roberto Leodoro perguntou qual o motivo da pressa dos representantes da Prefeitura de Caratinga e também da empresa privada que está investindo neste projeto para a aprovação da Câmara Municipal. João Olyntho respondeu que quanto mais tempo demorar, mais a obra atrasará, os acionistas ficarão impacientes e uma quantidade maior de dinheiro será gasta.
Mestre perguntou ainda por que, na época que o projeto foi apresentado, a Prefeitura Municipal, divulgou notas informando que a Prefeitura de Caratinga estava investindo 620 milhões de reais sendo que o projeto tem 100% de investimentos privados.
Edson Soares negou dizendo que em momento algum a Prefeitura disse que este investimento era dela, até porque nem anualmente a Administração Municipal tem uma arrecadação desta.
Muitos vereadores afirmaram que a audiência de ontem deixou clara uma certa pressão destes dois órgãos para que os legisladores aprovassem o projeto.
Dentre as indagações dos vereadores está o medo de uma possível emancipação dos distritos que ficam próximos à região onde o projeto será executado e também a dúvida de como a sede, Caratinga, será beneficiada, afinal, o “Parques do Vale” fica mais perto de Ipatinga do que de Caratinga.
João Olyntho e o advogado Salatiel Ferreira afirmaram que esta questão de emancipação só ocorrerá se as populações aprovarem junto aos vereadores esta possível situação.
Os moradores do bairro Dr. Eduardo que marcaram presença neste encontro perguntaram se não há a possibilidade de parte deste investimento ser feito aqui na sede de Caratinga. Afinal, já faz algum tempo que eles aguardam a construção das casas populares, através do projeto 'Minha Casa Minha Vida', que eles tanto anseiam.
A reunião foi avaliada como positiva, o projeto entrará em pauta na próxima reunião da Câmara Municipal, mas apesar das respostas, segundo os vereadores, muitas dúvidas não ficaram claras. Portanto, um outro encontro será marcado... e enquanto tudo isto não for bem entendido, alguns vereadores ratificaram não aprovar o projeto.