OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pesquisadores explicam por que pessoas morrem de parada cardíaca durante o sono


Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, dizem ter resolvido o "mistério" envolvido na morte repentina de pessoas durante o sono, por parada cardíaca. A descoberta, feita por meio de modelos de computador, pode ajudar a salvar vidas ao fazer com que os indivíduos com maior risco do problema, chamado síndrome do nódulo sinusal, tomem atitudes preventivas.
A doença acontece quando a atividade do nódulo sinusal, região responsável por marcar o passo das batidas do coração, é prejudicada. O problema atinge principalmente idosos sadios e atletas bem treinados. A pesquisa, liderada pelo professor Henggui Zhang, mostra como a mutação de um gene e a atividade do sistema nervoso podem se combinar e alterar perigosamente o ritmo normal do coração.

Os pesquisadores descobriram que reações químicas presentes no sistema nervoso fazem com que o ritmo cardíaco fique mais baixo. Em pacientes com a síndrome, o processo pode impedir completamente a atividade elétrica do coração, o que prejudica os batimentos.

De acordo com o estudo, não há problemas com a estrutura do órgão, mas sim com mutações genéticas que interferem na produção deZhang diz que, antes, não se sabia as causas de algumas pessoas com a síndrome morrerem de repente, mas agora há pistas sobre o assunto.

– Agora, nós podemos usar estratégias para reduzir a influência de certas atividades dos nervos em pacientes com o problema. Isso pode ser feito por meio de drogas ou aparelhos de marca-passo.