OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Maior traficante de minas é preso em motel

O homem apontado como o maior traficante de Minas, que seria responsável por mais de 80% da venda de drogas no Estado - em especial maconha, cocaína e haxixe -, foi preso na noite de anteontem em um motel às margens do Anel Rodoviário, no bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha.
Luiz Cosme Barbosa, de 33 anos, o Barriga, era procurado desde 2008 e foi preso ao lado da amante - ela foi ouvida e liberada. Sua ex-mulher, Margarete Nonata de Oliveira, com quem viveu por 15 anos, está foragida com os três filhos.
Segundo as investigações, Barriga comprava a droga em Foz do Iguaçu, Paraná, e as revendia em Minas. Ele distribuía 5 t de maconha por mês, principalmente na região metropolitana e no Espírito Santo.
Barriga já acumula bens que superam R$ 5 milhões, todos em nome de laranjas. Entre eles estariam mansões, apartamentos e sítios na capital e região metropolitana, e uma casa de praia em Guarapari, no litoral capixaba, além dos mais de 15 carros de luxo. Todos os bens foram sequestrados e estão à disposição da 3ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte.
O nome de Luiz Cosme surgiu durante investigações sobre o tráfico de drogas que duraram seis meses. De mais um suspeito ele passou a ser o alvo das apurações. No momento da prisão, Barriga estava com uma carteira de habilitação falsa, do Espírito Santo, com o nome de Luiz Barbosa Filho.
CurrículoTambém conhecido como Vinho, Branco e Guim, Luiz Cosme tem seis mandados em aberto - cinco de prisão e um de recaptura.
Acusado de tráfico, associação ao tráfico, homicídio e lavagem de dinheiro, ele foi condenado a 14 anos de prisão, mas passou apenas quatro meses no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp), em Betim, entre janeiro e abril de 2007.
O traficante conseguiu deixar a cadeia de forma fraudulenta. "Ele conseguiu um alvará de soltura temporária, mas os agentes não poderiam ter liberado porque ele respondia a outros processos", explicou o delegado do Departamento Antidrogas, Luiz Flávio Cortat.
Na mesma manobra, quatro comparsas também deixaram a prisão. Dezesseis agentes penitenciários facilitaram a saída - para isso receberam R$ 40 mil. Nove agentes foram detidos."É uma resposta para a sociedade da força de segurança do Estado", afirmou o delegado José Queiroz Sá, do 20º Departamento de Polícia Civil, que integrou a força-tarefa que prendeu o traficante e contou com 20 delegacias de polícia.
ProcessoA ex-sogra de Luiz Cosme Barbosa, o Barriga, Maria Nonata de Oliveira, e o ex-cunhado, Agostinho Maria de Oliveira, também foram denunciados pelo Ministério Público. Eles respondem ao processo em liberdade. O inquérito policial encabeçado por Luiz Cosme tem 18 pessoas denunciadas por tráfico de drogas, 16 por lavagem de dinheiro e 19 por causa dos alvarás falsos.Luiz Cosme nega todas as acusações
Luiz Cosme Barbosa, o Barriga, foi preso pela primeira vez em 2001 pela Polícia Federal. Na ocasião, ele foi pego com 300 kg de maconha. Em 2009, 2,5 toneladas de maconha foram apreendidas em seu sítio, em Nova Lima.
Durante a apresentação de Barriga à imprensa, ontem, no 1º Departamento de Polícia, no centro da capital, Luiz Cosme tentou fugir, mas foi rapidamente mobilizado por agentes da polícia. Ele negou as acusações. “Eu estava morando na Bahia e estava aqui porque tenho uma namorada. Ela não sabia que eu era foragido”, alegou o traficante. Ele afirmou ainda que trabalha como lapidário e isentou a ex-mulher, Margarete Nonata de Oliveira, de participação no tráfico de drogas.
Acesso a bensMesmo impedido pela Justiça de usufruir de seu patrimônio desde 2008, Barriga pode ter tido acesso a pelo menos um de seus imóveis recentemente.
Uma fonte que não quis ser identificada contou que, no início do ano, um caminhão de mudança retirou móveis do apartamento de luxo do traficante na praia do Morro, em Guarapari (ES). A polícia disse que não fez a retirada.
CicatrizBarriga tem uma cicatriz na barriga, por causa de uma cirurgia estética, e marcas no rosto. “A barriga me incomodava, e eu tive que fazer a cirurgia por problemas de saúde. As cicatrizes no rosto são por causa de acidente”, contou o traficante.
Publicado em: 29/07/2010