OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Após troca de reféns, índios aguardam reunião com representantes da Funai

Os cerca de 300 índios que ocupam a entrada do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Dardanelos, na cidade Aripuanã (MT), aguardam uma reunião nesta segunda-feira (26) com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão, entretanto, ainda não confirma o encontro.

Na noite desse domingo (25), os índios aceitaram trocar os cerca de 100 trabalhadores mantidos reféns por cinco funcionários da empresa Águas da Pedra, responsável pelas obras. O local foi ocupado por volta das 5h da manhã.

De acordo com a Funai, os índios reivindicam ações de reparação porque a hidrelétrica está sendo construída em cima de um cemitério sagrado. Já a empresa alega que os índios pedem condições sociais melhores, como acesso à educação e saúde, melhoria das estradas de acesso às aldeias e inclusão no programa Luz para Todos.

A Águas da Pedra garante que o impacto ambiental da hidrelétrica será baixo e que os índios não seriam atingidos diretamente pela obra, uma vez que a aldeia mais próxima fica a 42 quilômetros de distância.

A conclusão das obras da Usina Hidrelétrica de Dardanelos está prevista para o fim deste ano.