OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

sábado, 17 de julho de 2010

Em Nova Friburgo, número de mortes no trânsito é quase igual ao de homicídios

O número de mortes no trânsito de Nova Friburgo está quase igualando ao de vítimas de homicídios. O principal suspeito desse aumento é a imprudência.

Casos como o deste pai tem se tornado frequentes em Nova Friburgo. Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), mostrou que o número de mortes no trânsito está quase igual ao número de homicídios com arma.

Em 2009 foram registradas 20 mortes por homicídio doloso entre janeiro e junho. Já por acidente de trânsito foram 21 mortes. Em 2010, no mesmo período foram 13 homicídios e 12 mortes no trânsito.

O filme publicitário faz parte de uma campanha de conscientização dos motoristas, elaborada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que busca junto ao Corpo de Bombeiros da cidade diminuir esses índices.

Hoje, 60% das saídas de socorro são para atender as vítimas do trânsito. E para quem trabalha diretamente com os acidentados nas ruas, ver as viaturas todas dentro do quartel é uma sensação de alívio. Com quase 20 anos de profissão, o capitão Leonard Eyer, médico dos Bombeiros, sabe bem o que pode encontrar quando há algum acidente de trânsito.

Comparando os seis primeiros meses de 2009 e 2010, o Corpo de Bombeiros registrou um aumento de 25% no número de acidentes de trânsito na cidade. Enquanto em 2009 foram atendidas 308 ocorrências entre janeiro e junho. Este ano, o número pulou para 384 durante o mesmo período.

Com tantas vítimas, o município chegou a gastar pouco mais de R$ 419 mil no ano passado. Este ano, até o mês de abril já foram gastos mais de R$ 151 mil.

E os Bombeiros afirmam: a principal causa continua sendo a imprudência tanto dos motoristas, quanto dos pedestres.