OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Trajetória de Chico Xavier em telas a óleo


Parte das comemorações do centenário de Francisco Cândido Xavier, a exposição "Chico Xavier 100 Anos" será aberta hoje, no Palácio das Artes.

A mostra, apresentada inicialmente em Pedro Leopoldo, terra natal do médium, no dia em que ele completaria 100, reúne 38 telas a óleo do artista plástico paulista Napoleão Figueiredo.

"Em Pedro Leopoldo, a exposição contou com 28 telas. Agora, o Napoleão (Figueiredo) ampliou o repertório das obras que mostram diversas fases da vida de Chico Xavier", afirma Fernando Brito, produtor da mostra.

As obras retratam a vida do médium, de sua infância até sua participação no histórico programa "Pinga-Fogo", da extinta TV Tupi, em 1971. A maioria dos trabalhos se concentra na trajetória de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, onde viveu até 1959, ano em que foi para outra cidade mineira, Uberaba, onde faleceu em 2002.

Os trabalhos de Figueiredo foram baseados em fotografias, relatos de testemunhas oculares, retratos e outras fontes históricas, organizados pelo curador Oceano Vieira de Melo, documentarista que pesquisa a obra de Chico Xavier e a história do Movimento Espírita no Brasil e no mundo há mais de 20 anos.

"A proposta da exposição é capturar e demonstrar momentos marcantes da vida do médium e personagens que foram muito importantes ao longo de sua trajetória", conta Brito.

Na mostra, o público poderá apreciar, através das obras, criações em torno das principais referências morais de Chico Xavier, como Jesus, Maria, Allan Kardec e Emmanuel, os amigos espirituais que escreviam por meio de sua mediunidade ou auxiliavam milhares de pessoas que o procuravam todos os dias (Dr. Bezerra de Menezes, André Luiz, Humberto de Campos, Auta de Souza, Maria Dolores, dentre outros), os familiares, amigos e pessoas que marcaram sua formação, como os Joviano, o casal Perácio, Clóvis Tavares, e, por fim, momentos decisivos de sua trajetória, em destaque a iniciação ao Espiritismo em 1927, a primeira aparição do espírito Emmanuel em 1931 e sua participação na televisão brasileira.

"As obras foram cuidadosamente pesquisadas pela curadoria e também pelo próprio artista, que tem uma relação forte com o espiritismo e com a trajetória do médium mineiro, com o intuito de retratar com fidelidade personagens e momentos decisivos da vida de Chico Xavier", explica o produtor.

Napoleão Figueiredo nasceu em São Paulo, em 1942. Aos 15 anos, iniciou sua vida profissional como ilustrador. Em 1971, após trabalhar alguns anos como desenhista publicitário, começou a desenhar histórias em quadrinhos para as revistas de Walt Disney.

Até 1999, quando se aposentou, trabalhou na Editora Abril como desenhista e arte-finalista do estúdio de criação. Desde então, tem se dedicado exclusivamente à pintura, sua grande paixão.

AGENDA
O que: Exposição "Chico Xavier 100 Anos", de Napoleão Figueiredo
Quando: De hoje ao dia 25 de julho. Visitação de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 16h às 21h
Onde: Galeria Arlinda Corrêa Lima do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro, 3236-7400)
Quanto: Entrada franca