OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PT pede na Justiça indenização contra Indio por danos morais

O PT ingressou na tarde de hoje com pedido de indenização por danos morais no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) contra o PSDB e o candidato a vice da chapa tucana à sucessão presidencial, o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ). O procedimento impetrado é o terceiro movido pelo partido contra o parlamentar em decorrência de uma entrevista concedida por ele na sexta-feira (16), na qual Indio acusou o PT de estar ligado ao narcotráfico, às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e "ao que há de pior" na política.

Na ação ajuizada hoje, o PT pede o pagamento de indenização pelo teor das declarações, em valor a ser definido pela Justiça, e a publicação do teor da sentença no site do PSDB e na página do parlamentar na rede de microblogs Twitter, espaço em que Indio da Costa comentou sobre o teor da entrevista.

A defesa ressalta na ação que as frases do deputado federal são de "tom ofensivo" com o intuito de denegrir a reputação do PT "frente à sociedade brasileira". Os advogados lembram ainda que o parlamentar chamou a candidata do partido à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, de "ateia" e de "esfinge do pau oco".

Na segunda-feira (19), os petistas acionaram o candidato a vice no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Ministério Público Federal, requerendo a abertura de ação criminal. Os advogados da sigla também impetraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de direito de resposta no site do PSDB pelas declarações do deputado.