OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Parlamento grego aprova reforma de aposentadoria do setor público

O Parlamento da Grécia aprovou a legislação que reforma aposentadorias do setor público, enquanto centenas de servidores realizavam um protesto pacífico contra a medida. A votação teve 156 votos a favor da lei, 128 contra e uma abstenção.

A lei aprovada nesta quinta-feira (15) é a última de uma série de medidas de reforma e austeridade prometidas pelo governo socialista da Grécia em troca de um empréstimo de € 110 bilhões da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. Na semana passada, o parlamento aprovou uma lei que reforma as aposentadorias do setor privado - a mudança mais controversa até o momento - deflagrando uma greve geral de 24 horas em todo o país, que envolveu tanto o sindicato do setor público, Adedy, como o sindicato GSEE, do setor privado.

Antes da votação desta quinta-feira, centenas de servidores públicos fizeram uma passeata em frente ao Parlamento e o sindicato do setor declarou uma paralisação de quatro horas que congelou os serviços públicos em todo o país, fechando escritórios dos governos central e locais, além de interromper dezenas de voos nacionais e internacionais, já que os controladores aéreos aderiram à ação. Entretanto, pelos padrões das últimas greves e protestos na Grécia, a participação foi baixa e não houve registro de violência.

Entre outras medidas, as reformas votadas procuram aproximar as aposentadorias do setor público às do setor privado, elevam as idades de aposentadoria para os servidores públicos e transferem os fundos de aposentadoria separados para o setor público para um fundo nacional maior de aposentadoria de empregados assalariados. As reformas também impõem altos cortes de benefícios para filhas não casadas de ex-servidores públicos.