OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Assessor financeiro da herdeira da L'Oreal é detido na França

O assessor financeiro da herdeira do império dos cosméticos L'Oreal foi detido para interrogatório, nesta quinta-feira (15), junto com três outras pessoas. A ação policial é mais um capítulo do escândalo em que foi envolvido o governo francês.

Patrice de Maistre, assesor financeiro de Liliane Bettencourt, foi interrogado por promotores, segundo um funcionário da promotoria de Nanterre, um subúrbio de Paris. Entre os outros detidos estava o fotógrafo de celebridades Francois-Marie Banier, acusado pela filha de Liliane de lesar a bilionária em 1 bilhão de euros em presentes. Também foram interrogados Fabrice Goguel, ex-advogado fiscal de Liliane, e Carles Vejarano, encarregado de uma ilha nas Seychelles da bilionária.

Todos foram interrogados como parte de uma investigação preliminar das finanças de Liliane, que inclui suposta evasão fiscal, disse o funcionário. Liliane é a mulher mais ricas da França e uma das maiores contribuintes do país.

As finanças de Liliane estão no centro de uma tormenta política centrada em acusações de que ela deu dinheiro ilegalmente ao partido União por um Movimento Popular (UMP), do presidente Nicolas Sarkozy, durante a campanha presidencial de 2007. Sarkozy, eleito nessa disputa, e o tesoureiro do partido negam as acusações.

Liliane espera uma auditoria independente de suas finanças para se defender das acusações de que foi manipulada por amigos e assessores. A empresária, envolvida em uma disputa legal com sua filha, afirmou em comunicado nessa quarta-feira (14) que ordenou uma auditoria nas três empresas que controlam suas finanças, para demonstrar que sabe "perfeitamente como manejar" os assuntos da família.