OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Idoso é dado como morto pelo Samu, mas recebe socorro dos bombeiros no Barreiro

Procedimentos divergentes entre Bombeiros e Samu, chamados para atenderem a uma mesma ocorrência, trouxeram dúvida e angústia para uma família que perdeu um parente de 86 anos nesta semana no Barreiro. A vítima, de acordo com equipe do Samu, morreu em uma rua do bairro das Indústrias, depois de passar mal. O Corpo de Bombeiros, porém, mesmo com a constatação de óbito da outra equipe, seguiu com procedimentos de primeiros socorros e conduziu o paciente até a UPA Barreiro. Lá, a morte foi constatada.
Os bombeiros, à reportagem de O Tempo Online, explicaram que, mesmo sem sinais vitais, de acordo com protocolo adotado pela Corporação, o paciente recebe massagem cardíaca e outros procedimentos de reanimação, como uso de desfibrilador. “Os bombeiros só constatam óbito quando há sinais evidentes de óbito, como corpo carbonizado, esmagamento de crânio, por exemplo”, explicou o sargento Viana.
O Samu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou em nota que o médico da USA constatou o óbito do paciente por parada cardiorrespiratória. “A constatação de morte feito por profissionais do Samu é feita obedecendo critérios técnicos e médicos baseados em parâmetros internacionais”, informou. Ainda de acordo com a nota, o paciente chegou à UPA com midriase e assistolia, “que comprovam que o paciente já se encontrava morto há pelo menos 30 minutos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário