OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

bomba atinge ônibus escolar e mata ao menos 9 no Afeganistão

HERAT, Afeganistão (Reuters) - Pelo menos oito crianças e um adulto morreram na quarta-feira por causa da explosão de uma bomba junto a um ônibus escolar feminino no sudoeste do Afeganistão, segundo autoridades.
A Isaf, força da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país, citou esse número de vítimas depois de Abdul Jabar Purdeli, chefe de polícia da província de Nimroz, informar inicialmente que 13 pessoas haviam morrido, sendo cinco mulheres, e pelo menos dez ficaram feridas.
A Isaf disse que a bomba foi deixada por insurgentes num acostamento no distrito de Khash Rod, em Nimroz.
A violência no Afeganistão está no seu pior nível desde a invasão norte-americana de 2001, que contribuiu para derrubar o regime islâmico do Taliban. Todos os lados do conflito têm registrado um número recorde de baixas, mas os civis são os mais afetados.
O agravamento da situação deve influenciar a revisão estratégica do conflito a ser feita no final do ano pelo governo norte-americano.
Purdeli disse que o grupo havia deixado uma festa de casamento e seguia num micro-ônibus para a localidade de Shindand, na província de Herat, no oeste.
"Foi uma bomba violenta, que matou a maioria dos civis inocentes imediatamente", disse Purdeli à Reuters.
Em meados deste ano, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que o número de mortes civis no conflito afegão havia saltado 31 por cento no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Desde o começo do ano, quase 600 soldados estrangeiros também morreram no Afeganistão, sendo pelo menos 50 só neste mês.
Há atualmente cerca de 150 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, sendo cerca de 100 mil norte-americanos. Esses governos estão sob pressão das suas opiniões públicas para retirarem seus contingentes.
(Reportagem de Sharafuddin Sharafyar, em Herat; e de Hamid Shalizi, em Kabul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário