OBRIGADO PELA VISITA...

Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Net não mostra clássico entre Bahia x Vitória


A transmissão de Bahia x Vitória na tarde deste domingo (20), pelo PFC 24 horas, foi ao vivo e não em VT como vinha ocorrendo com os jogos do certame baiano até então.
Entretanto, segundo o comentarista Darino Sena no Twitter, uma falha operacional da Net impediu a exibição ao vivo do clássico nesta operadora. As demais, a partida rolou normalmente.

Conhecidos primeiros jogos de Globo e Band pela Taça Rio


Considerando a tabela divulgada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) já são conhecidos os primeiros jogos com transmissão da parceria Globo/Band, válidos pela Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca (horários de Brasília).
Confira: 5/3, Flamengo x Olaria, 16h20; 9/3, Vasco x Duque de Caxias, 21h50; 13/3, Madureira x Vasco, 16h00; e 20/3, Cabofriense x Flamengo, 21h50.

Conmebol muda horários e Globo inclui novas transmissões da Taça Libertadores


No fim de semana, a Conmebol anunciou alterações em horários de algumas partidas válidas pela Taça Libertadores da América, com a inclusão de mais um jogo do Internacional e dois do Cruzeiro com TV aberta.
Desta forma, a agenda de exibições na Globo na primeira fase ficou assim: 23/2, Fluminense x Nacional e Internacional x Jaguares; 2/3, América x Fluminense e Santos x Cerro Porteño; 16/3, Colo Colo x Santos e Cruzeiro x Deportes Tolima; 23/3, Fluminense x América; 30/3, Guaraní x Cruzeiro e Internacional x Jorge Wilstermann; 6/4, Nacional x Fluminense e Santos x Colo Colo; e 20/4, Argentinos Juniors x Fluminense.

Câmara dos Deputados aprecia MP sobre a gratuidade de transmissões esportiva para rádios


O plenário da Câmara dos Deputados deverá apreciar nesta semana a medida provisória (MP) 502/10, que altera a Lei Pelé (Lei 9.615/98). Os senadores aprovaram a MP em sessão deliberativa na noite da última terça-feira (15).
O texto final aprovado inclui uma emenda do relator, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que garante às emissoras de rádio a manutenção da gratuidade para a transmissão de eventos esportivos. A versão que chegou ao Senado incluía as emissoras de rádio entre os veículos obrigados a pagar pelo chamado “direito de arena” (direito de transmissão de atividades esportivas).
“O rádio tem esse direito do rádio há mais de 80 anos. Acabar com ele causaria enormes prejuízos ao rádio que sempre cumpriu um papel inestimável ao desenvolvimento do esporte e à sociedade em geral”, afirma o presidente da Abert, Emanuel Carneiro.

Globo garante que haverá racha no Clube dos 13 caso ela não vença a concorrência


Fontes ligadas à Globo garantem que equipes como Corinthians e Flamengo já confirmaram a dirigentes da emissora que deixarão o Clube dos 13, entidade que negocia o Campeonato Brasileiro, caso o canal carioca não consiga os direitos de transmissão do certame para as próximas temporadas.
Juntos, eles poderão formar uma nova entidade ou deixar que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) comercialize os direitos dos seus jogos.
Nesta terça-feira (22), o marketing do Corinthians se reunirá com representantes comerciais da Record, a maior concorrente da Globo nessa licitação.
Procurado, o Clube dos 13, via assessoria, diz que não acredita no possível racha na entidade.

Record já teria acertado com o Corinthians e adiantado valores


A Rede Globo teria procurado desesperadamente o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, para que ele fechasse antecipadamente com a emissora e não com a Record, a venda dos direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro (2012/2014).
O presidente do Corinthians estaria numa “sinuca de bico”, uma vez que o Governo está de olho e com medo do Andrés não cumprir as exigências da FIFA, qual seja, construir o estádio para a Copa de 2014 com capacidade para 65 mil pessoas e não 45 mil. O dirigente só conseguiu até hoje verba para a Arena comportar 45 mil pessoas.
O drama dele, que sempre foi um homem ligado à Globo e a CBF, é que a Record tem no presidente do Corinthians, um voto como já definido a seu favor, e inclusive já pagou uma parte adiantada e garantiu a ele resolver o restante da capacidade do estádio.

Jovem Pan apresenta novidades para a cobertura da Fórmula 1


Jovem Pan terá duas novidades na cobertura da temporada 2011 da Fórmula 1.
Além do AM 620, as corridas serão transmitidas também em FM 100,9 (assim nivelando-se à CBN/Globo em FM 90,5 e à BandNews/Bandeirantes em FM 96,1 e FM 90,9).
E o ex-piloto Christian Fittipaldi entra na equipe junto com Téo José, Claudio Carsughi e Felipe Motta.

Quatro pessoas são detidas em Neves suspeitos de roubarem um carro

Dois homens foram presos e dois adolescentes foram apreendidos na noite desta segunda-feira (21), em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, suspeitos de roubarem um carro nesse domingo (20), no bairro Santa Mônica, na região de Venda Nova.

Segundo a 202ª Cia do 40º Batalhão de Polícia Militar, uma pessoa ligou para o Disque-Denúncia informando um crime de invasão de propriedade privada. Ao chegar no local, no bairro Chácaras do Baú, a polícia encontrou quatro pessoas nadando em uma lagoa particular.

Ao verem os policiais, o grupo fugiu deixando o veículo em que estavam para trás. A PM fez um cerco e conseguiu deter o grupo. Após a prisão, foram levantas ficha do veículo e dos suspeitos, descobrindo assim que o carro era roubado.

O grupo foi detido em flagrante e levado juntamente com o carro apreendido para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA), em Belo Horizonte, pelo roubo ter sido na capital.

Homem é confundido com presidiário foragido e é morto a tiros


Um homem de 35 anos foi assassinado por volta da meia noite de domingo (20), na Cidade Industrial de Curitiba. De acordo com a polícia, o crime teria sido cometido por pessoas de uma gangue que confundiram o homem com um rival. A vítima comia um cachorro quente com a esposa e com a enteada quando foi atingido por três tiros.
A polícia foi ao local, nesta segunda-feira (21), coletar informações sobre o crime. O delegado da Delegacia de Homicídios da Capital, Cristiano Augusto Quintas dos Santos, comentou que as pessoas ficam com medo de passar alguma informação quando são abordadas pelos polícias, mas que espera receber denúncias anônimas sobre o caso.
Homicídios
Outros dois homicídios foram registrados na capital no domingo. Um jovem de 23 anos foi atingido por um tiro no bairro Sítio Cercado. De acordo com a polícia, a vítima era dependente química e a motivação do crime seria dívida com traficantes de droga. A polícia já tem nomes de suspeitos.
No bairro Uberaba, um corpo em estado de putrefação foi encontrado na rua. A polícia suspeita que seja um caso de omissão de cadáver. A vítima ainda não foi identificada.

BBB11 terá Quarto do Terror e eliminação dupla


Mais novidades agitarão a décima primeira edição do Big Brother Brasil. Em breve, os participantes serão surpreendidos com o Quarto do Terror e eliminação dupla. Fique ligado!
Assista ao BBB de segunda-feira a sábado, logo depois de Insensato Coração, e aos domingos, após o Fantástico.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Idoso atropela três pessoas no Paraná

Um idoso de 72 atropelou três pessoas neste sábado (19) na PR-412 em Guaratuba, no Paraná.  Um dos atingidos é soldado militar, que está internado em estado grave. As outras vítimas tiveram ferimentos mais leves e foram liberadas.
De acordo com a Polícia Rodoviária, duas pessoas estavam paradas na rodovia, ao lado de um carro com problemas mecânicos. O militar foi ao local para ajudá-los. Os três foram atropelados pelo motorista.
O suspeito passou pelo teste do bafômetro, que não acusou ingestão de bebida alcoólica. Ainda assim, ele foi detido e encaminhado para a Delegacia.
Durante a madrugada, um homem atropelou ao menos 11 pessoas em Maceió. Depois de ser agredido por populares, acabou preso pela Polícia. Duas pessoas ficaram em estado grave.

Dupla é presa por furto de carro em Contagem

Dois rapazes de 19 e 22 anos foram presos em flagrante por furto de carro na tarde deste sábado (19) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os suspeitos foram localizados no bairro Eldorado, quando saíam do veículo, um Uno de cor vermelha. Ao avistarem a polícia, começaram a correr, mas foram detidos. Segundo a PM, o carro foi furtado na mesma região poucas horas antes.
Os dois confessaram o delito e foram levados para a Delegacia. Lá, foram reconhecidos por vítimas de outros roubos. Eles tinham antecedentes criminais por outros crimes, como tráfico de drogas.

Suspeito de matar mulher em Ibirité é preso

Foi preso na tarde deste sábado, 19,  o suspeito de matar uma mulher em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. A jovem de 23 anos, que estava no início de uma gestação, foi encontrada morta em uma estrada  da cidade. O corpo dela tinha sinais de violência sexual e ela estava sem a roupa de baixo.

De acordo com a Polícia Civil, o homem foi detido agora a pouco e está sendo levado para o Departamento de Investigação da Polícia Civil, onde será feito o flagrante. As primeiras informações dão conta que o suspeito conhecia a vítima e o crime teria sido passional, o que descarta a possibilidade de que um maníaco estivesse agindo na região.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Homem é preso suspeito de assaltos em Contagem

Um homem foi preso na noite desta quinta-feira (17) suspeito de roubar uma loja em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Militar, ele simulou estar armado, colocando a mão embaixo da camisa, entrou na loja de roupas e anunciou o assalto. O suspeito fugiu levando R$255 em dinheiro, um celular e um carregador.

Ainda de acordo com a PM, testemunhas informaram que ele seguiu sentido estação Eldorado e uma equipe que estava próxima foi acionada.

O homem foi preso em flagrante e levado juntamente com o material apreendido para a 6ª Seccional de Contagem. Ele é suspeito de diversos outros roubos na região do Eldorado.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

‘BBB’ terá quarto negro na segunda-feira


Nem quarto branco, nem quarto dourado. O “Big Brother” vai ter um quarto negro.
- Negro, dark mesmo - diverte-se Boninho, diretor do reality show.
Internamente, o lugar — que está sendo cenografado para a ocupação na próxima segunda-feira, 21 — recebeu o apelido de “o quarto do terror”.
Dois participantes ficarão confinados no quarto negro, sem luz. Deus queira que nenhum deles sofra de nictofobia, fobia de escuridão (este “BBB” está deixando todo mundo craque na nomenclatura fóbica).
Os participantes que não estiverem no quarto escuro terão o poder de interferir na rotina de seus colegas. Por decisão deles, um dos dois sairá de lá — cerca de 14 horas depois de ter entrado — imunizado.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mãe é presa após esconder celular e chip na filha para entrar em presídio no interior de São Paulo

Uma mulher foi presa por esconder um celular na axila da filha de 10 anos e um chip na boca da menina para tentar entrar no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, neste fim de semana.
O objetivo da mulher era entregar o aparelho ao marido, que não é pai da criança. De acordo com a Polícia Militar, a menina causou desconfiança ao se manter calada e com os braços juntos ao corpo.
Os agentes penitenciários conseguiram convencer a menina a erguer os braços, fazendo com o que o celular caísse. Eles pediram para menina abrir a boca e encontraram o chip.
A mãe foi presa em flagrante e a menina foi entregue ao Conselho Tutelar, que deve encaminhá-la para um familiar.

Filho mata pai a pauladas e afirma ser enviado de Jesus, no RS

Um homem de 64 anos foi assassinado pelo próprio filho na noite desse domingo (13) em Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul.
De acordo com a polícia, ele teria chegado à casa do pai no fim da tarde e bateu na cabeça do homem com um pedaço de pau. Enquanto agredia o pai ele gritava que era enviado de Jesus.
O agressor ainda saiu da casa, foi até um campo de futebol, pregou um sarrafo no pedaço de pau, transformando-o em uma cruz e a cravou no local. A família informou que ele tem problemas mentais.
A vítima teve traumatismo craniano e foi encaminhada a um hospital da região, mas não resistiu.
Em seu depoimento, o agressor afirmou que matou o pai por ele não o ter defendido em uma briga com a vizinha na noite anterior. A família afirmou que desconhece essa briga.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Homem é assassinado no portão de casa em Santa Luzia

Um homem de 33 anos foi assassinado na tarde desta sexta-feira, 11, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o Cabo Abel, do 35º do Batalhão da Polícia Militar, o crime pode ter sido motivado por acerto de contas do tráfico de drogas. A mulher da vítima contou aos policiais que estava em casa com o marido, quando alguns homens chamaram ele na porta de casa. Depois, a mulher ouviu vários tiros e encontrou o marido morto caído próximo ao portão da casa.

A polícia ainda não sabe quem poderia ter cometido o crime. Militares do 35º Batalhão fizeram rastreamento na região até às 17h nenhum suspeito havia sido identificado.
 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Corpo de idoso é encontrado dentro de vala em Betim

O corpo de um idoso foi encontrado dentro de uma vala em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (9).

De acordo com o 33º Batalhão de Polícia Militar, o idoso de 69 anos estava desaparecido há vários dias e foi encontrado pelo filho, na rua Canaã, bairro Marimbá, dentro de uma vala de grande profundidade.

Ainda não se sabe as causas da morte e o filho também não soube informar se ele tinha atrito com alguém. A única informação repassada pelo jovem foi que o pai era alcoólatra.

Perícia esteve no local para recolher materiais que possam indicar se a morte foi natural ou se foi um assassinato. O corpo foi levado pelo rabecão para o IML da cidade onde passará por necropsia.

Quatro ficam feridos em acidente na BR-050 em Uberaba

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta quarta-feira (9), na BR-050, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um Honda Fit perdeu o controle da direção em uma curva, saiu da pista e bateu forte em uma árvore. O veículo seguia de Goiás para São Paulo, segundo informou o motorista à PRF.

Dois passageiros do carro, além do motorista, tiveram ferimentos leves. Já um quarto passageiro ficou gravemente ferido. Todos foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital Escola da Universidade de Uberaba.

Quatro ficam feridos em acidente na BR-050 em Uberaba

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta quarta-feira (9), na BR-050, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um Honda Fit perdeu o controle da direção em uma curva, saiu da pista e bateu forte em uma árvore. O veículo seguia de Goiás para São Paulo, segundo informou o motorista à PRF.

Dois passageiros do carro, além do motorista, tiveram ferimentos leves. Já um quarto passageiro ficou gravemente ferido. Todos foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital Escola da Universidade de Uberaba.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Polícia prende ladrão de moto em Santa Luzia

No fim da tarde deste domingo, a Polícia Militar prendeu um jovem de 18 anos e um homem de 24 anos que estariam envolvidos com o roubo de uma moto no bairro Cristina, em Santa Luzia, Região Metropolitana da capital.

De acordo com a PM, a vítima do roubo estava andando de moto no bairro quando dois sujeitos em outra moto, armados, abordaram o rapaz e levaram o veículo.
Após rastreamento nas redondezas, a polícia conseguiu localizar a moto e prendeu um dos envolvidos no roubo e outro homem que estava na casa usando drogas. O outro suspeito envolvido no roubo da moto não foi encontrado, nem a arma utilizada na abordagem.

Uma balança de precisão também foi apreendida.
Os suspeitos foram encaminhados para a 4ª DP de plantão em Santa Luzia e, após o encerramento da ocorrência, o dono da moto irá reaver o seu veículo.

Trio é baleado no bairro São Benedito, em Santa Luzia

Três pessoas foram baleadas no fim da noite desse sábado no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, até a manhã os motivos do crime não haviam sido esclarecidos.
Segundo o 35º Batalhão da PM, as vítimas são um adolescente e dois homens. Eles foram socorridos na Unidade de Pronto-Atendimento do bairro e, em seguida, transferidos para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. O estado de saúde deles não foi informado.
Ainda segundo o 35º Batalhão, nenhum suspeito do crime foi identificado.

Caminhão capota e deixa dois mortos na MGT-418, em Carlos Chagas

Uma capotagem deixou dois mortos na noite desse sábado (5) na MGT-418, em Carlos Chagas, na região do Vale do Jequitinhonha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois homens, de 45 e 53 anos, estavam em um caminhão carregado com couro bovino.
Segundo os militares, o motorista do veículo perdeu o controle do caminhão, que seguia para Teófilo Otoni. O veículo capotou na pista e os dois homens ficaram presos às ferragens. Eles morreram no local. Os corpos foram levados para o IML.
 

Incêndio em concessionária destrói 70 veículos em Formiga

Um incêndio em uma concessionária destruiu cerca de 70 veículos na manhã deste domingo (6) em Formiga, no Centro-Oeste de Minas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o proprietário do estabelecimento, que fica no bairro Maringá, não soube dizer o que causou o incêndio..
De acordo com os militares, não houve feridos. No combate às chamas, foram empenhados 15 bombeiros. Mais de 18 mil litros de água foram usados. O caso será investigado.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dupla é presa suspeita de sequestro de gerente

Dois homens foram presos na tarde desta quarta-feira, 2, suspeitos de terem sequestrado um gerente de banco e a mulher dele em Belo Horizonte.  Os suspeitos fizeram o casal de refém durante toda a noite dessa terça-feira, 1, e obrigaram o gerente a retirar uma quantia de R$ 250 mil.

Os dois suspeitos  estão sendo apresentados agora a tarde na sede da Polícia Civil, em Belo Horizonte.

Confrontos deixam um morto e 400 feridos no Cairo, diz governo do Egito


s confrontos de rua no Cairo entre opositores e partidário do presidente do Egito, Hosni Mubarak, deixaram um morto e 403 feridos, segundo estimativa divulgada na noite desta quarta-feira (2) pelo Ministério da Saúde.
O morto é um militar que caiu de uma ponte, segundo Abderaman Shahine, porta-voz do ministério. Não há feridos a bala.
Fontes médicas ouvidas pela France Presse dizem que mais de 500 pessoas se machucaram.Os embates intensificavam-se ao cair da noite.
Gás lacrimogêneo era lançado contra os manifestantes, e dois coquetéis molotov teriam atingido o Museu do Cairo, que fica na praça, mas sem provocar dano.
Vários lideres, Barack Obama à frente, pediram ao contestado Mubarak que comece já a transmitir o poder, após nove dias de violentos protestos populares.
Mas a chancelaria do Egito rejeitou o apelo, afirmando que seu objetivo é "inflamar a situação interna do Egito".
Os confrontos na Praça Tahrir começaram cedo. Os grupos de oponentes agrediram-se com paus e jogaram pedras uns nos outros na praça, foco do movimento antigoverno dos últimos dias, sob os olhares dos militares, que não interferiram a princípio.
Partidários de Mubarak partiram com cavalos e camelos contra os oposicionistas, antes de terem sido obrigados a desmontar, segundo testemunhas.A oposição acusou policiais de terem se infiltrado no local, rompendo o cerco dos militares, disfarçados de partidários do governo, neste que é o nono dia de protestos contra o regime de Mubarak. Na TV estatal, o Ministério do Interior negou a acusação.
Oposicionistas disseram que, apesar do confronto, não deixariam a praça, em que estão acampados nos últimos dias.
Militares usavam alto falantes para pedir calma aos dois lados, segundo imagens mostradas pela rede Al Jazeera. Tiros foram  disparados para o alto, segundo testemunhas.
O líder oposicionista Mohamed ElBaradei afirmou que o confronto é uma "tática de intimidação" do governo e disse temer um "banho de sangue". Ele também pediu a intervenção do Exército.
Os nove dias de protestos já deixaram mais de 100 mortos, segundo estimativas. De acordo com o Alto Comissariado da ONU, o número de mortes pode chegar a 300. Ainda não há números oficiais.
Oposição insiste em saída
Pouco antes, a coalizão de partidos oposicionistas havia anunciado que vai continuar pressionando, com as manifestações de rua, pela saída imediata de Mubarak, e que só depois de sua renúncia começaria a negociar com o vice-presidente Omar Suleiman.
Na véspera, Mubarak havia anunciado que não tentaria sua quinta reeleição e deixaria o governo em setembro, após um período de "transição suave" de poder.
Em comunicado à parte, a Irmandade Muçulmana, importante grupo oposicionista, disse que também não aceita que Mubarak encerre seu mandato.
"O povo rejeita todas as medidas parciais propostas pelo chefe do regimee não aceita outra alternativa a não ser sua saída", afirma o grupo.
No discurso da véspera, o presidente, de 82 anos e no poder desde 1981, havia autorizado Suleiman a começar a negociar com todos os grupos opositores.
"Pedimos ao povo que continue protestando na Praça Tahrir e pedimos que todos participem da 'Sexta-feira da Partida'", disse o porta-voz.
Durante a manhça, na TV estatal, um porta-voz do Exército -que não reprimiu os manifestantes nos últimos dois dias- disse que os egípcios "transmitiram sua mensagem", que suas reivindicações estavam sendo atendidas, e que era hora de ajudar o Egito a "voltar à vida normal".
O país também atenuou o toque de recolher, que agora vai vigorar entre 17h e 7h (11h e 3h do horário brasileiro de verão), em vez de entre 15h e 8h, como era desde sexta-feira, segundo a TV estatal. A decisão foi do próprio Mubarak.
O acesso à internet, que havia sido cortado no país em 28 de janeiro, tinha voltado parcialmente nas cidades do Cairo e de Alexandria, segundo usuários. O corte, protagonizado pelo governo para tentar dificultar a organização dos protestos, gerou críticas da comunidade internacional.Transição suave
Mubarak, que está há 30 anos no poder, afirmou em discurso na TV que, nos meses que restam de seu quinto mandato à frente do pais, vai ajudar a cumprir as exigências da coalizão de forças oposicionistas que o desafia -inclusive, fazer reformas do judiciário que ajudem a combater a corrupção.
Ele disse que o país atravessa um "momento difícil", que a prioridade é a "estabilidade da nação" e prometeu dialogar com todas as forças da oposição.
Mubarak afirmou também que sua decisão não estava relacionada aos protestos dos últimos dias e que nunca teve a intenção de tentar um novo mandato.
Pressão internacional
A pressão internacional pela saída imediata de Mubarak -antes um fator de estabilidade na região- aumentou depois de seu pronunciamento.
Os EUA estão inquietos "com as detenções e ataques" à imprensa que cobre a crise egípcia, informou o Departamento de Estado nesta quarta.
A Casa Branca informou que "deplora e condena" a violência contra "manifestantes pacíficos".
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na quarta em Londres que o ataque a manifestantes pacíficos é "inaceitável'.
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pediu a Mubarak que atue "o mais rapidamente possível" no sentido de uma transição política.
"Mubarak deve responder à vontade da população, expressa nas manifestações", e "agir com muito cuidado para demonstrar que está avançando", disse.
"Não há nenhuma dúvida sobre o sentido que nós damos aos termos 'transição' e 'transformação'" no país, que adquiriram "um caráter urgente, e por isso pedimos ao presidente Mubarak que faça as coisas o mais rapidamente possível", afirmou Ashton, indagada sobre a promessa do líder egípcio de não concorrer à reeleição no pleito presidencial de setembro.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu que a transição de governo comece sem violência e o mais rápido possível."Depois do presidente Mubarak, o presidente da República (francesa) reitera o desejo de que comece sem demora um processo de transição que permita concretizar o desejo de mudança e de renovação que a população tem expressado com intensidade", afirma um comunicado da presidência presidencia.
Em Berlim, o chefe da diplomacia alemã, Guido Westerwelle, celebrou o fato de Mubarak querer "abrir o caminho para uma renovação política".
"Temos que ver agora que papel deseja e poderá desempenhar", disse Westerwelle.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou insuficiente o anúncio de Mubarake opinou que o presidente egípcio deve renunciar imediatamente para satisfazer as reivindicações de seu povo.
"O povo (egípcio) espera uma decisão muito diferente de Mubarak", disse Erdogan em visita ao Quirguistão, segundo o canal de notícias NTV.
O ex-presidente cubano Fidel Castro disse na terça que "a sorte de Mubarak está lançada" e nem os Estados Unidos conseguirão manter em pé o governo do Egito.
Levantes em outros países
Nesta quarta, o presidente de Iêmen, no poder há 32 anos, cedeu a protestos da oposição e disse que não vai tentar a reeleição.
Na terça, o rei da Jordânia -outro importante aliado dos EUA no mundo árabe- havia anunciado uma mudança no governo o país, também depois de protestos populares e de opositores.
Os protestos em Egito e Jordânia -assim como Marrocos, Iêmen e Síria- foram inspirados pelo levante popular que derrubou o presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, que caiu pela pressão popular após 23 anos no poder. Assista ao lado: Embaixador do Brasil no Egito, Cesário Melantoni, fala à Globo News sobre a crise no país
Estrangeiros
Milhares de estrangeiros se acotovelavam nesta quarta no aeroporto do Cairo, onde a situação era caótica, para conseguirem voos para fora do país.
China, Japão, Canadá, Reino Unido e Turquia anunciaram voos extras para o Egito nos últimos dois dias, para retirar seus cidadãos do país.
"O aeroporto se encontra em estado de pandemônio; todas as companhias aéreas estão disputando espaços para decolagens e aterrissagens", disse Mark Briffa, executivo-chefe da Air Partner, organizadora de vôos fretados.
O governo britânico anunciou que cidadãos britânicos interessados em aproveitar o voo fretado para Londres organizado pelo governo pagarão 300 libras (486,4 dólares) pelo voo.
Agências de viagens informaram que a situação nos resorts turísticos do Mar Vermelho ainda é de calma, sem problemas de abastecimento nos hotéis.
Jornalista agredido
Um jornalista belga foi agredido nesta quartae levado para um barracão militar na periferia do Cairo, sob a acusação de apoiar Mohamed ElBaradei, informou o jornal "Le Soir", para o qual trabalha.
Em breve telefonema ao jornal, Serge Dumont afirmou ter sido atacado por um grupo de civis não identificados.
País chave
O Egito, o mais populoso dos países árabes (80 milhões de habitantes), é importante aliado do Ocidente na região e administra o Canal de Suez, essencial para o abastecimento de petróleo dos países desenvolvidos.
Além disso, é um dos dois países árabes (o outro é a Jordânia) que assinou um tratado de paz con Israel. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, mencionou o fantasma de um regime ao estilo iraniano, caso, aproveitando o caos, "um movimento islamita organizado assuma o controle do Estado".O turismo é uma das maiores fontes de receita do exterior no Egito, sendo responsável por mais de 11% do PIB e fonte de empregos, em um país com alto índice de desemprego. Cerca de 12,5 milhões de turistas visitaram o Egito em 2009, proporcionando receita de US$ 10,8 bilhões.
Suez
O chefe do Estado Maior conjunto americano, almirante Mike Mullen, expressou sua "confiança" de que o exército egípcio garanta a segurança do país e do canal de Suez, em uma entrevista por telefone, informou o Pentágono nesta quarta-feira.
Em uma conversa com seu colega egípcio, o tenente general Sami Enan, Mike Mullen "expressou sua confiança na capacidade do exército egípcio de garantir a segurança de seu país, tanto internamente como na região do Canal de Suez", disse o porta-voz, o capitão John Kirby, em comunicado.